O executivo Alexandre Ribeiro é o novo CEO da SHS Health Tech.
Formado em Administração Hospitalar e com pós-graduação em Gestão de Serviços pela FGV, Ribeiro possui mais de 20 anos de experiência no mercado da saúde, com trajetória de sucesso em diversas organizações nacionais e multinacionais.
Entre elas, destacam-se a atuação do executivo na Medtronic, GE Healthcare e na Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Além disso, entre 2015 e 2020, Ribeiro liderou as operações de toda a América Latina em Clinical Solutions para a Elsevier.
Na entrevista abaixo, ele fala a respeito de suas expectativas à frente da SHS, do cenário próximo para as compras em saúde – e da importância das health techs para todo o mercado.
Confira.
O que o cativou a fazer parte e liderar a SHS Health Tech?
A SHS é uma health tech muito importante para o mercado brasileiro. Ela atua na conexão da indústria com provedores de saúde, tanto por meio de pessoas, quanto da tecnologia. Isso traz ganhos otimizados já em curto prazo e promove equilíbrio ao nosso ecossistema.
Além disso, o propósito, a equipe consolidada, a capacidade de entrega, o crescimento e atuação nacional são fatores que me cativaram a fazer parte do time.
Quais são os seus planos iniciais para a empresa?
Dar segmento ao nosso plano de mercado, por meio da tecnologia, da atuação das pessoas e da otimização de processos.
Tivemos um crescimento de mais de 70% no comparativo entre 2021 e 2022 – e temos mais de R$ 2 bilhões em mandatos de compras junto aos nossos clientes.
Queremos repetir essa história de sucesso em 2023, aumentando a tração e estruturando operações maiores, servindo ao mercado, aos clientes e parceiros como uma grande boutique de soluções para qualquer instituição de saúde.
De que maneira as soluções da SHS auxiliam a inovação do setor de suprimentos dos hospitais e da forma de se fazer compras em saúde?
Todo processo da SHS tem como base a aplicação de Inteligência Artificial para a melhora da eficiência na cadeia de suprimentos em saúde.
Nossos sistemas Ness e SAM têm capacidade de consolidação de itens e SKUs, unificando bases e promovendo uma visão do todo – desde a utilização do recurso até a melhor escolha e padronização para negociações de longo prazo sustentáveis.
Tudo isso levando sempre em conta as necessidades e particularidades de cada instituição, como a região geográfica, a sazonalidade, o atendimento público ou privado, entre outras.
Como você analisa o futuro das compras em saúde?
O mercado da saúde está passando por profundas mudanças em seu modelo de atuação, motivadas pela sustentabilidade de todo sistema, que está saindo de ter a “doença” como base para objetivar a “prevenção”.
Para essa mudança ter sucesso, a análise de dados e informações, o desfecho clínico, entre outras aplicabilidades, devem estar correlacionados com a operação – inclusive as compras.
Vejo nisso um futuro muito promissor, baseado em análises de informações por meio da transformação tecnológica – seja Inteligência Artificial, 5G, Machine Learning etc.
Assim, otimizamos e conectamos toda a cadeia, com início no paciente, passando pelas diferentes instituições de saúde (hospitais, operadoras, clínicas, entre outras) e chegando à indústria.
Com o mínimo de perdas e potencializando os recursos disponíveis ao máximo.
Qual o papel das health techs no desenvolvimento de hospitais e demais instituições de saúde hoje em dia e nos próximos anos?
As health techs promovem disrupções no mercado da saúde.
Novas ideias e conceitos sobre os quais havia receio de implementação são facilmente aplicadas por elas. Essas ações por si só já nos fazem refletir sobre as “verdades” atuais e de que forma devemos dar início aos necessários processos de transformação.
Health techs são organizações exponenciais em todos os aspectos: de crescimento, acertos e erros também – mas que dada à velocidade do negócio, são rapidamente corrigidos.
Por isso, vejo como fundamental o papel das health techs na promoção da reflexão e da disrupção do mercado.
Contato
A SHS Health Tech aproxima compradores e fornecedores em saúde em busca das melhores oportunidades de negócio para ambas as pontas da cadeia de suprimentos.
Deseja saber mais sobre nossas soluções? Por favor, entre em contato.