Contando com uma rede unificada e distribuída por mais de 75 cidades brasileiras, a H.Hemo construiu a sua história como referência no segmento de exames laboratoriais investindo em ações de melhorias constantes de suas operações para entregar o melhor resultado aos seus pacientes.
Em 2017, o grupo passou a ser controlado por uma holding em processo de expansão para, assim, conquistar ganhos em escala. A fim de atender as expectativas dos stakeholders e continuar entregando um serviço de máxima qualidade, seria necessário investir em uma operação que otimizasse a gestão de suprimentos. Foi então que a inteligência da SHS surgiu como a solução ideal para agregar mais eficiência aos processos de compras da H.Hemo.
Números H.Hemo: | Objetivos |
|
|
O Cenário
O principal desafio era construir um modelo estratégico de ressuprimento para todas as unidades, que possibilitasse uma melhor gestão de insumos, assegurando o nível de qualidade e boas negociações junto aos fornecedores.
Diante desse cenário, as principais dores do grupo de hemoterapia eram:
- Falta de padronização de marcas;
- Descentralização das compras, que variava conforme a unidade;
- Multiplicidade de fornecedores, que tornava complexa a gestão operacional e manutenção dos padrões de qualidade e segurança;
- Desconhecimento do padrão de consumo de cada unidade.
Era preciso encontrar uma solução que tornasse o processo inteligente, conectado e digital
O Caminho
Para superar esse desafio, a SHS desenvolveu uma abordagem técnica junto a H.Hemo que facilitou a padronização de alguns itens e o entendimento das especificidades de cada unidade.
Além disso, estabeleceu uma rede seleta de fornecedores especializada no segmento de banco de sangue, que tinham como missão atender a demanda global, ou seja, fornecer insumos às diferentes unidades do grupo.
Ao atacar a descentralização operacional presente nas diversas unidades, a inteligência SHS proporcionou uma economia de aproximadamente 12% ao ano para a H.Hemo, refletindo em negociações estratégicas mais assertivas, relacionamento de longo prazo com o mercado fornecedor e redução da fricção nos processos de suprimentos.
“O modelo de negócios da SHS facilitou as padronizações de insumos e fornecedores em todas as empresas do nosso grupo, gerando importantes melhorias de processos”, comemora Renato Garrone Esteves, Gerente de Projetos da H.Hemo.
A implementação da inteligência SHS também contribuiu para melhor relação e monitoramento dos contratos de fornecedores, que se mostrou eficiente mesmo com o desafio de escassez de produtos provocado pela pandemia do Covid-19, como pontua Renato.
“Além da significativa redução de preços, vale destacar o relacionamento próximo que a SHS possui com a rede de fornecedores. Esse contato é um grande facilitador sempre que é necessário resolver alguma questão. E graças a essa rede, conseguimos minimizar os impactos do desabastecimento de produtos decorrentes da pandemia. Sempre conseguindo alternativas”.
A confiança na solução da SHS ajudou a H.Hemo a evoluir o negócio e continuar entregando um serviço de qualidade e máxima eficiência aos seus pacientes. Agora com os olhos voltados para 2022, o objetivo é crescer ainda mais!