Depois de muito tempo sendo deixado em segundo plano, o setor de supply chain é hoje um dos que mais recebem atenção das grandes empresas, instituições – e também dos hospitais.
Cada vez mais, a preocupação é trabalhar de forma planejada, ordenada, com contratos a longo prazo, de forma que a cadeia de suprimentos nunca fique desabastecida – evitando-se, assim, compras emergenciais, a preços acima do normalmente aplicado.
Neste artigo, vamos listar algumas tendências em supply chain para o ano que vem. Algumas delas já vêm sendo aplicadas, mas devem se tornar ainda mais presentes. Outras, são novidades para o setor.
Um fator é comum: o uso intenso da tecnologia.
Inteligência Artificial e Machine Learning
A quantidade de informações processadas e administradas pelas cadeias de suprimentos hoje em dia está muito além da capacidade de assimilação de qualquer ser humano. Seria preciso uma estrutura burocrática gigantesca para dar conta das enormes demandas.
Por isso, o uso de Inteligência Artificial, com máquinas capazes de aprender por si só tarefas complexas, é fundamental. Além da quantidade, essas tecnologias imprimem uma velocidade única a qualquer setor que lida com uma enorme quantidade de dados.
Com essa otimização em todas as frentes, a redução de custo e de tempo é muito expressiva. O saneamento de descrições, por exemplo, tão importante para os materiais médicos e hospitalares, pode ser feito em segundos. Antes, essa tarefa demandava muitas pessoas e horas (ou mesmo dias) de trabalho.
Investir neste tipo de tecnologia já está deixando de ser uma novidade e se tornando uma necessidade urgente para quem deseja se manter competitivo.
Internet das Coisas
Assim como a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas é um caminho que deve ser trilhado muito em breve e chegar a grande parte dos produtos manufaturados com tecnologia digital embutida.
Trata-se de torná-los conectados integralmente à internet, de modo que uma série de dados possa ser captada em tempo real.
Para a cadeia de suprimentos, por exemplo, é possível verificar a localização, a situação, o desempenho, a necessidade, o prazo de validade, a quantidade etc. de determinado produto – com controle total, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Blockchain
Oriundo do universo das bitcoins, a tecnologia revolucionária do Blockchain está tomando conta de diversos setores econômicos – e não é diferente em supply chain.
A grande novidade desse sistema é o controle pleno sobre as transações, possibilitando o rastreio da origem e de toda a movimentação dos produtos ao longo da cadeia, tudo de maneira extremamente confiável.
Dessa forma, é possível descentralizar cada vez mais as transações, sem o perigo de que isso comprometa o controle, a autenticidade e a proveniência dos materiais.
Em suma, a tecnologia de Blockchain aumenta a confiabilidade e permite ampla descentralização.
Sistemas Ciberfísicos
Nesta mesma linha, outra novidade são os Sistemas Ciberfísicos, que possibilitam a integração entre processos físicos e ferramentas computacionais. Tudo em tempo real.
Com isso, há convergência de todos os aspectos da operação logística, sejam eles operados por máquinas ou por humanos.
Assim, por exemplo, é possível integrar o planejamento de compras às demandas e oportunidades do mercado. Ou ainda monitorar as condições ambientais e de armazenamento em tempo real, evitando-se a deterioração dos produtos.
Soluções da SHS
A SHS Health Tech é especializada em realizar compras em saúde por meio de uma rede que conecta hospitais e fornecedores. Tudo com auxílio de tecnologia, com destaque para a Inteligência Artificial e Machine Learning.
Com isso, atacamos duas frentes que consideramos essenciais: o aspecto humano, ao nos sentarmos à mesa com diferentes players, para negociações pautadas na confiança, no auxílio mútuo e no relacionamento a longo prazo.
E o aspecto tecnológico, por meio de sistemas digitais capazes, por exemplo, de sanear a descrição de materiais e medicamentos, padronizar listas de compras e monitorar em tempo real as melhores opções do mercado.
Tudo para que as compras em saúde sejam feitas com mais assertividade, eficiência, sem que haja o risco de falta ou desabastecimento de produtos.
Contato
Saiba mais sobre como a SHS pode revolucionar as compras do seu hospital. Entre em contato.