Se você lida com compras ou logística, provavelmente já ouviu falar em Cost Avoidance, ou Custo Evitado, como o termo é conhecido em português. Trata-se de um conjunto de ações capazes de fazer com que a instituição evite custos futuros – táticas que andam em consonância com o Strategic Sourcing, prática padrão de todas as negociações da SHS Health Tech.
Toda e qualquer medida que impacte na redução de custos que ainda estão por vir está inserida no Cost Avoidance. Por isso, os esforços não dependem somente do setor de suprimentos: é fundamental que toda instituição esteja envolvida nesta mentalidade de “economia preventiva”.
Inclusive, em um primeiro momento, alguma medida de Cost Avoidance pode acarretar um gasto a curto prazo. No entanto, para o futuro, a alteração de uma única engrenagem pode beneficiar todo mecanismo. É esse olhar sempre para frente que os gestores precisam ter; caso contrário, tornam-se meros “apagadores de incêndio.”
“Aqui na SHS Health Tech, além da análise de valor e das negociações em rede, também contamos com o auxílio fundamental de nossa inteligência artificial na aplicação do Cost Avoidance. Tudo para prevenir ou reduzir os aumentos de preços aos nossos clientes”, explica a coordenadora de compras da SHS Health Tech, Jeniffer Veríssimo.
Desafio
Por atuar na prevenção, as ações de Cost Avoidance nunca irão aparecer nos orçamentos, demonstrativos financeiros ou qualquer outro balanço tradicional. O fato de as reduções de custo poderem partir de qualquer setor da instituição e de algumas serem intangíveis, pode transformar em um verdadeiro desafio calcular o impacto das mudanças.
Dessa maneira, o mais importante e desafiador é a instauração dessa mentalidade nos departamentos e a conscientização de cada profissional, a fim de que haja a construção de uma instituição mais enxuta e eficiente.
Um exemplo simples: de acordo com o planejado, determinado setor de uma empresa terá de abrir uma vaga de trabalho. Em vez de aplicar capital no recrutamento e seleção de um profissional externo, ela pode optar por treinar para o cargo alguém interno de outro setor – mas de competência e experiência já comprovados.
Case
Vamos a um exemplo prático de como uma ação da SHS Health Tech auxiliou um de nossos clientes a chegar a um Cost Avoidance expressivo.
A HHEMO, maior rede de bancos de sangue do Brasil, precisava renegociar o contrato com um fornecedor chave, de alto impacto no negócio. Filtros de hemácias, filtros de plaquetas e bolsas são os produtos geralmente comprados.
Inicialmente, o reajuste proposto era de 22,1% ao ano. Com a nossa intervenção junto ao fabricante e para o contexto da Rede SHS, conseguimos fechar um acordo de fornecimento que beneficiou a HHEMO, reduzindo o impacto de custo em aproximadamente 50%: dos iniciais 22,1% para 11,5%.
Em valores totais, o Cost Avoidance com esta única negociação foi de aproximadamente R$ 900 mil – o equivalente a 10% em custo evitado para o cliente.
“Neste caso, foi possível evitar potenciais aumentos de preços por meio de ações específicas. Como as negociações da SHS são feitas em rede, conseguimos mais oportunidades de redução de custos, flutuações de mercado e alterações acima dos índices”, revela Jeniffer.
Agora, imagine o quanto de economia pode ser gerada ao se renegociar com todos os fornecedores e também ao se revisar condutas internas?
Outras práticas
O Cost Avoidance está atrelado a outras práticas. Entre elas, destacamos os Cost Savings e o Cost Reduction.
A primeira está ligada às economias tangíveis, que quando feitas, aparecem nas demonstrações financeiras e registros de orçamento da instituição.
Por exemplo: nossa inteligência artificial é capaz de identificar duplicidade de cadastro de item. Isso evita que um mesmo produto seja considerado pela instituição como único em diferentes contextos e aplicações. Isso impede que o item, por estar com descrições distintas, fique armazenado duplamente, onerando o custo total de estoque.
Já o Cost Reduction é o processo de diminuir as despesas para maximizar os lucros. O saneamento de descrições feito pela SHS Health Tech por meio de inteligência artificial é um exemplo disso: uma tarefa tradicionalmente manual que leva horas e necessita da interação de vários profissionais é reduzida a segundos.