Uma das inovações que faz a compra de suprimentos da SHS Health Tech ser tão eficiente é a técnica de saneamento de descrições dos produtos da nossa tecnologia baseada em inteligência artificial, o NESS. É ele que nos possibilita encontrar determinado produto de forma ágil e econômica, atendendo à demanda exata que cada instituição precisa – e de acordo com a oferta de preço e disponibilidade do mercado em tempo real.
O saneamento de descrições é fundamental, pois cada cliente descreve os itens de que precisa à sua maneira e em um catálogo próprio; não há uma nomenclatura única, universal.
O que o NESS faz é relacionar a terminologia utilizada em cada instituição para nosso próprio cadastro de itens, que já está relacionado com as inúmeras alternativas disponíveis no mercado. “Assim, fazemos o match da descrição do cliente com a descrição da SHS, inferindo um percentual de assertividade”, explica o Head of Market Development da SHS, Marco Torelly.
Em outras palavras: comparamos as listas para identificar com precisão o que o cliente precisa, identificar oportunidades alternativas, avaliar aplicabilidade considerando o modelo de remuneração e dar sequência a melhor estratégia de suprimento. Tudo via inteligência artificial.
Importância
Essa automação é de extrema importância, pois gera economia de tempo e dinheiro, além de reduzir a praticamente zero a possibilidade de se adquirir um item errado.
Tradicionalmente, o saneamento de descrições é manual, descrever adequadamente o produto e mapear as alternativas de mercado pode levar de 60 a 90 minutos, de acordo com a quantidade de produtos alternativos disponíveis. Para cada item é realizada uma verdadeira caça de informações em sites de busca, órgãos oficiais e inúmeros fabricantes, a fim de se entender exatamente quais as especificações do produto necessário e ideal para melhor atendimento aos pacientes.
Depois disso, com a lista de possibilidades mapeadas pelo corpo técnico em mãos, chega a hora de buscar o que de fato está disponível para comercialização no mercado. Normalmente nesse ponto atua a equipe de suprimentos, localizando os potenciais distribuidores e encaminhando cotações ao mercado. Isso leva de 3 a 5 dias.
Um trabalhoso processo, hoje desnecessário por causa do NESS: a tecnologia resolve em segundos essa longa jornada, economizando tempo da equipe assistencial, da equipe de compras e dos fornecedores
Informação de qualidade
As informações técnicas para discriminação dos produtos têm de ser obtidas em fontes extremamente confiáveis. Afinal, reduzir a chance de erro ao mais próximo de zero é uma das prerrogativas da medicina.
Por isso, os dados validados pela NESS são todos obtidos no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e/ou no catálogo disponibilizado pelos fabricantes.
Somente após a conversão cuidadosa de todos os itens é que a tecnologia e inteligência artificial atuam.
“Assim, conseguimos sondar diversas alternativas de mercado já salvas em nosso cadastro para aquele determinado item, fazendo a consulta e a comparação com a base de dados de todos os nossos clientes e fornecedores”, conta Torelly.
Números
O uso massivo da tecnologia de inteligência artificial nos traz a vantagem de formar uma ampla rede, que começa no saneamento das descrições dos produtos e segue por várias etapas estratégicas até o monitoramento contínuo dos acordos de suprimento firmados.
Já são mais de 20 mil itens mapeados, em um processo com média de economia em 17%. São números bastante expressivos, que desejamos e vamos ampliar ainda mais.
Contato
Quer fazer parte desse conjunto de soluções? Entre em contato e conte-nos o que precisa. Ajudaremos você e sua instituição a atingir esse objetivo.