Para se fazer compras eficientes e assertivas em saúde, é fundamental que o setor de suprimentos acompanhe os indicadores que influenciam nosso mercado. Como grande parte dos materiais e medicamentos são importados ou contém insumos do exterior, toda economia global exerce influência.
Podemos dividir os indicadores em dois tipos: os nacionais e os internacionais. Claro, pela configuração econômica do mundo atual, ambos estão de certa forma interligados. Ou seja, os indicadores internacionais influenciam os nacionais; por outro lado, quanto mais forte e global for a economia de um país (China e Estados Unidos, por exemplo), mais ela vai afetar o mundo todo.
Em saúde, os principais índices aos quais os compradores devem ficar atentos são: dólar, petróleo, frete marítimo, frete rodoviário, taxa Selic, óleo diesel, IPM-H, IPCA, IGPM e o Reajuste CMED.
Neste artigo, vamos abordar quais são os índices internacionais mais impactantes. Em um próximo texto, falaremos sobre os nacionais.
Dólar
Ao longo da história, em especial depois da Segunda Guerra Mundial, a moeda americana conquistou o status de referência para se determinar o peso mundial de cada moeda. Como a economia dos EUA é forte, estável e global, seu dinheiro possui as mesmas características.
Além de ser a referência, boa parte das transações internacionais é feita com a própria moeda americana. A abrangência de sua circulação também faz com que ela seja a “língua comum” da economia mundial.
Quanto mais alto o preço do dólar em relação ao real, mais caro serão os materiais e medicamentos. No dia 10 de novembro, data em que esse texto foi escrito, cada dólar era comprado a R$ 5,30.
Por causa da pandemia, economias de todo mundo estão fragilizadas. Assim, a tendência é de que o capital rume para as mais estruturadas e confiáveis – fazendo o preço de moedas de países como o Brasil perder valor no cenário mundial.
Petróleo
Óleo de origem fóssil que desde a Segunda Revolução Industrial (por volta de 1860) é a principal fonte de energia do mundo.
É o petróleo que ainda impulsiona a maioria dos motores a combustão. Ou seja: de uma motocicleta a um A380, passando pelos navios cargueiros, caminhões, trens etc., todos se movem por causa dessa fonte de combustível.
Se não bastasse, o petróleo é base do gás de cozinha, dos lubrificantes, borrachas, plásticos, tintas, tecidos sintéticos etc.
Por ser uma fonte não-renovável, a oferta de petróleo tende sempre a diminuir: as reservas mundiais, considerando-se a produtividade e as descobertas atuais, devem durar menos de 50 anos! Não à toa a humanidade corre atrás de novas matrizes energéticas.
Hoje, o petróleo Brent – referência para o comércio europeu e asiático e base para os negócios no Brasil – é vendido a US$ 95,99.
Frete marítimo
O transporte internacional de mercadorias é feito principalmente pelos oceanos, a bordo dos imensos navios cargueiros. Por isso, o frete marítimo tem grande peso na determinação do preço final das transações.
Além da rota, o frete marítimo leva em consideração a quantidade e a maneira como os containers são utilizados: há mercadorias que necessitam de todo espaço interno e outras que ocupam somente uma parte.
Em ambas, são considerados o volume e o peso, bem como uma taxa adicional relacionada a outras características da carga, como preço, grau de periculosidade etc. Há ainda uma sobretaxa relacionada às despesas da navegação: combustível, perigo da rota, qual o porto etc.
Hoje, em média, o custo do transporte de um container está sete vezes mais caro do que antes da pandemia.
Tudo está caro
Sim, não é preciso ser economista para constatar que tudo, em todas as áreas, está caro.
A pandemia e a consequente desaceleração da economia mundial, a invasão da Rússia à Ucrânia, com impactos na geopolítica europeia, entre outros fatores específicos de cada país, fazem com que o cenário global seja de baixo crescimento.
Em momentos como este, planejamento e assertividade nas compras são práticas que reduzem o impacto daquilo que está fora do controle do setor de suprimentos em saúde.
Como você já sabe, aqui na SHS Health Tech utilizamos inteligência artificial e uma rede de fornecedores para realizar compras conjuntas, com parcerias de longo prazo e sempre com o monitoramento das melhores oportunidades.
Assim, todos ganham.
Contato
Quer saber mais sobre os detalhes do mercado mundial de materiais e medicamentos hospitalares – e de que forma a SHS Health Tech pode auxiliar nos desafios de sua empresa? Entre em contato.