A Matriz de Kraljic é uma ferramenta essencial para a compra de bens ou serviços de forma estratégica. Ela visa maximizar o relacionamento com os fornecedores, entender de que maneira cada um deles pode contribuir na aquisição de diferentes categorias de produtos e, com isso, como minimizar a exposição de fornecimento de sua empresa.
Para isso, duas variáveis se relacionam: impacto no lucro (ou margem) x risco de fornecimento, de maneira que seja possível comprar o produto necessário na quantidade correta, adquirido do melhor fornecedor, ao preço mais vantajoso e entregue no prazo e lugar adequados.
Tudo isso deve ser feito de forma que os itens mais importantes para a instituição jamais faltem – ou não sejam adquiridos a preços exorbitantes.
A matriz leva o nome do seu criador, Peter Kraljic e foi apresentada ao mundo após a publicação de um artigo na renomada Harvard Business Review, em 1983.
Como funciona
Inicialmente, os produtos devem ser classificados de acordo com a relação impacto no lucro (ou margem) x risco de fornecimento.
- Itens estratégicos: aqueles com grande risco de abastecimento e alto impacto nas finanças de uma instituição. Caracterizam-se pela escassez, alto valor, preços elevados e dificuldade de fabricação. Para que esses artigos não faltem, recomenda-se buscar parcerias contínuas, de longo prazo, com fornecedores de qualidade e confiança.
- Itens de alavancagem: têm risco de abastecimento reduzido, fáceis de comprar, mas de alto impacto financeiro. A estratégia de aquisição sugerida é a de ofertas ou apresentação de propostas competitivas e manutenção de uma cadeia de suprimentos sempre em movimento.
- Itens de gargalo: são os que possuem impacto reduzido sobre o lucro (ou margem) da empresa, contudo, podem representar alto risco de abastecimento. Geralmente, são escassos ou relacionados a fornecedores da área de novas tecnologias. Para a compra desses itens, minimize os riscos buscando fornecedores alternativos, modelos alternativos de suprimento, de forma que o abastecimento não se interrompa.
- Itens não-críticos: baixo risco de abastecimento e pequeno impacto financeiro, com oferta abundante e padrão de qualidade flexível. Torne a aquisição o menos complexa possível, ágil e com o menor custo – ela pode inclusive ser automatizada.
Ao ser transformada em um gráfico, a Matriz de Kraljic fica com a seguinte configuração:
Vantagens
O agrupamento dos produtos em categorias faz com que a compra, pensada a partir da Matriz de Kraljic, esteja menos sujeita a critérios subjetivos. Sua aplicação só é completa se não ficar restrita ao setor de Suprimentos. Departamentos como os de Finanças, Logística, Comercial e o próprio corpo assistencial também precisam participar – de maneira que o planejamento seja o mais coordenado possível, reduzindo-se a margem para erros e improvisos.
Soluções SHS
Aqui na SHS Health Tech, a Matriz de Kraljic faz parte de todas as nossas operações, ao lado de outras estratégias de Strategic Sourcing, como o Spend Analysis. Com isso, a gestão de suprimentos é completa e multi setorizada, categorizando tanto os gastos, oportunidades, quanto a aquisição de produtos que a instituição necessita.
Para implementar tais melhorias, é preciso estrutura, conhecimento técnico e operacional, ferramentas que boa parte das instituições de saúde infelizmente ainda não têm a disposição.
“Além da Matriz Kraljic para entender a sensibilidade para o perfil assistencial de cada cliente, usamos inteligência artificial e o conhecimento técnico do nosso time de operações, ponderando com nossos critérios técnicos”, explica a coordenadora de compras da SHS Health Tech, Jeniffer Veríssimo.
As oportunidades são apresentadas ao mercado em larga escala, com fornecedores qualificados, com os quais mantemos relacionamento constante e a longo prazo. Assim, os custos caem, os processos são mais ágeis e sua instituição foca no que é realmente importante: a capacitação profissional e o atendimento de excelência aos pacientes.