Uma das obrigações de todo hospital é a criação da chamada Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Trata-se de um órgão fundamental, com influência direta nos setores de compras e gestão de suprimentos.
Afinal, esta comissão tem o objetivo de selecionar os medicamentos a serem utilizados na instituição de saúde.
Para saber mais sobre a CFT, consultamos a Head de Inteligência de Produto da SHS, Camila Campioni. É ela quem detalha as informações a seguir.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica
Formada por profissionais de várias áreas (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores etc.), a CFT é responsável por formular diretrizes que determinam a seleção, padronização, prescrição, aquisição, distribuição e de que forma os medicamentos serão utilizados dentro de um hospital.
Além disso, é a Comissão que define os critérios para seleção e padronização de um medicamento – como o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), evidências científicas, farmacologia, aspectos financeiros, entre outros.
Por isso, a CFT torna-se um dos principais amparos para garantir a qualidade e segurança dos medicamentos, além de contribuir para a melhoria da gestão de estoque e na redução de custos.
Pontos importantes
Para que a Comissão seja constituída e atue de maneira eficiente, alguns pontos merecem atenção:
. Definir muito bem quais são os propósitos e objetivos da CFT
. Composição diversificada e multidisciplinar
. Estabelecimento das funções e responsabilidades de cada integrante
. Delimitação de processos para as tomadas de decisões
. Colaboração com as demais áreas e departamentos da instituição
. Educação contínua e acesso a evidências científicas
. Monitoramento contínuo das ações e dos resultados
Contribuição da SHS
Por ter em sua expertise uma rede de compradores e fornecedores em saúde, a SHS Health Tech pode auxiliar as CFTs de diversas maneiras. Listamos algumas delas:
. Seleção e avaliação de produtos: a SHS pode ajudar na identificação dos materiais e medicamentos mais adequados, avaliando previamente a qualidade, segurança, eficácia e custo-benefício.
. Parcerias com fornecedores: o que facilita na obtenção de informações atualizadas sobre os produtos disponíveis no mercado, sem falar na negociação de preços e condições comerciais favoráveis.
. Análise de dados e evidências: a SHS possui recursos para a realização de análises de dados e evidências científicas. Com isso, auxiliamos na avaliação de estudos clínicos, na compilação de diretrizes de práticas clínicas etc.
. Tecnologia e interoperabilidade: nossas soluções promovem a interoperabilidade e a integração dos sistemas de informação e equipamentos médicos da instituição de saúde. Isso facilita a troca de dados e dá apoio à padronização e gestão eficiente dos produtos.
. Treinamento e educação: oferecemos treinamentos e programas de educação sobre padronização de produtos – o que capacita os profissionais a utilizar os materiais e medicamentos de forma segura e eficaz.
. Monitoramento e avaliação contínua: ajudamos na implementação de sistemas de monitoramento e avaliação contínua dos produtos padronizados, com rastreamento de estoque e análise de dados de utilização e desempenho, por exemplo. Assim, é possível identificar oportunidades de melhoria e garantir a conformidade com as diretrizes estabelecidas.
Como está a sua CFT?
A sua Comissão de Farmácia e Terapêutica tem atuado com excelência e eficiência? Sabemos das dificuldades que se impõem ao órgão e esperamos que o conteúdo apresentado neste artigo possa auxiliar de alguma forma.
Se você deseja saber mais como a SHS Health Tech pode ajudar o seu hospital a padronizar e comprar materiais e medicamentos com mais qualidade, economia, praticidade e segurança, entre em contato.