Aplicar o processo de Spend Analysis, ou seja, a análise correta dos gastos, é o passo inicial para se adotar a metodologia do Strategic Sourcing. Só é possível deixar de comprar de maneira reativa e pontual ao se compreender a fundo de que forma as aquisições são feitas. O objetivo é tornar o setor de suprimentos uma área de valor e geradora de resultados dentro da empresa. Em saúde, a lógica é a mesma.
Por meio do Spend Analysis, levanta-se todo o histórico de compras da instituição para se saber o que é adquirido, quando, onde, para quê, como é feita a compra e quais são os gastos totais de toda operação.
Logo de início, essa análise ajuda a diagnosticar se a instituição tem uma boa saúde financeira – pois, se ela faz aquisições sem conhecer a margem de remuneração, medidas urgentes precisam ser tomadas.
Se esse não for o caso, o levantamento via Spend Analysis norteará as estratégias para simplificar processos, gerir adequadamente os fornecedores, planejar as compras, eliminar desperdícios e reduzir ao máximo as aquisições de urgência.
Passo a passo
Há um caminho a ser percorrido para que o Spend Analysis seja feito de maneira adequada:
- Identificação: após o levantamento de todos os gastos da instituição, é preciso separá-los em duas categorias: negociáveis e não-negociáveis. Os não-negociáveis incluem impostos, taxas, mão de obra terceirizada, folha de pagamento etc., ou seja, tudo o que o setor de suprimentos não consegue alterar. O restante, os negociáveis, serão o alvo da redução de custos.
- Consolidação: todas essas informações devem ser reunidas em uma única base de dados padronizada. Nesta fase, são feitos os ajustes e correções para se garantir a análise correta. Por exemplo: ajustes de unidades de medida de compra e dispensação, moedas, modalidades de contratação.
- Categorização: é preciso criar categorias para cada tipo de gasto. Isso tornará a análise mais completa e detalhada. Isso permitirá, por exemplo, uma visão ampliada sobre diversos custos necessários para atender um processo ou procedimento. Um exemplo bem geral de classificação: gastos com limpeza, materiais de escritório, marketing, alimentação, medicamentos, aparelhos etc.
- Análise: depois do saneamento e organização dos dados, enfim chega o momento da análise propriamente dita. Dentre os vários pontos de atenção, destacam-se: comparação entre preços negociados com fornecedores e os preços de mercado, se são competitivos; identificação de tendências nos gastos atuais, o que pode ajudar na priorização operacional; encontrar oportunidades para redução de custos, por meio de novas marcas, novas negociações, novos modelos de suprimento e melhoria de processos; auxiliar e conectar outros setores, tais como farmácia e enfermagem, para serem aliados em se alcançar eficiência com menor custo.
- Plano estratégico: por fim, esse conhecimento permitirá definir um plano estratégico para as ações. Nele, é preciso constar como cada categoria de dados será abordada e como projetar os resultados melhores. Claro, de tempos em tempos, esse plano precisa ser revisado e, se for o caso, corrigido.
Nossas soluções
Um Spend Analysis bem elaborado muda totalmente o posicionamento de mercado de uma instituição de saúde. Realizá-lo com qualidade demanda equipe dedicada, ferramentas de análise e mineração de dados e contribuição de várias áreas, inclusive assistenciais. Portanto, para chegar lá, além de investimento e foco, a instituição pode levar algum tempo.
Aqui na SHS Health Tech, fazemos o diagnóstico de cada cliente por meio de Spend Analysis. Investimos no desenvolvimento de tecnologia e inteligência artificial para acelerar o processo, o Ness.tech.
Identificar todos os produtos consumidos, fazer o saneamento de unidades de medida, bem como a identificação de produtos equivalentes alternativos, tudo é facilitado pelo Ness.tech e pela curadoria técnica da equipe de Inteligência de Produtos. Uma análise completa, com 95% de acuracidade, é realizada em poucos minutos.
Somente a partir desta análise bem-feita é que se tem uma ideia da real situação da instituição e quais os próximos passos a serem tomados.
Com a nossa ajuda e expertise, a análise de gastos do seu hospital será muito mais rápida e eficiente. Afinal, não será preciso aprender e implementar do zero toda metodologia para somente em seguida praticá-la.
Garantimos que encontraremos os pontos frágeis de sua gestão de suprimentos e temos soluções para que sua instituição compre de maneira assertiva, estratégica, planejada e econômica.
Além da experiência, dos recursos tecnológicos e de inteligência artificial para o monitoramento do mercado e de fornecedores, a SHS Health Tech negocia em larga escala – o que reduz ainda mais os preços, mantendo a longo prazo a rentabilidade sadia do seu hospital.
Deixe a análise, a inteligência e a sugestão das melhores alternativas conosco! Tome apenas a decisão de acordo com as necessidades de sua instituição.