Em nosso artigo mais recente, apontamos como a Tabela Simpro ainda é referência para negociações de mercadorias, medicamentos e procedimentos em saúde – apesar de não mais contar com o envio de informações de alguns fabricantes e de planos de saúde deixarem de adotá-la como modelo de preços.
Além dela, outra bastante tradicional e conhecida do setor hospitalar e farmacêutico é a Tabela Brasíndice, publicada desde 1965. Hoje, ela é atualizada a cada 15 dias, tanto em formato impresso, quanto digital, por meio de assinatura.
A Brasíndice compila as listas de medicamentos e materiais hospitalares entregues pelos laboratórios responsáveis logo após a aprovação do Ministério da Fazenda. Assim, ela traz o preço de fábrica, bem como o valor máximo a ser praticado para o consumidor.
Trata-se da publicação mais antiga do tipo em nosso país.
Referência
Por isso, mesmo que o contrato entre a instituição de saúde e determinada operadora não se oriente pelo preço final adotado nas tabelas, é importante tê-las por perto como referência de precificação e controle.
Publicações que compilam grandes listas de produtos são de fundamental importância, pois dão visibilidade aos preços e inibem excessos. Assim, seguindo-a à risca ou não, o que consta nas tabelas é a linha média do mercado.
Outra vantagem das tabelas é que elas padronizam e dão unidade ao mercado, uma vez que se utilizam dos códigos de fábrica dos produtos para identificá-los e produzir a listagem. Com isso, o hospital também passa a ter contato com a gama de fabricantes de cada item e como cada um deles está posicionado no atacado com relação ao preço.
Nossa recomendação, portanto, é que a instituição de saúde assine ou encontre outro meio de acompanhar de perto esse tipo de publicação, ainda mais em uma época de crise econômica e de abastecimento como a nossa, em que os valores têm oscilado muito – e, infelizmente, sempre para cima.
Destrinchando as tabelas, os hospitais adquirem mais poder de negociação.
Padronização
Como trabalhamos em rede e mantemos contato ininterrupto tanto com compradores, quanto com fornecedores, acompanhar as atualizações das Tabelas Brasíndice e Simpro faz parte da rotina de monitoramento da SHS Health Tech.
Além de nos oferecer um Norte sobre o cenário de preços de materiais, medicamentos e procedimentos, ambas servem como base para uma série de operações, como o saneamento de descrição de produtos – fundamental para que um mesmo item não esteja descrito de maneiras diferentes.
As informações que cada uma delas nos oferece possibilitam que o mapeamento de compras seja bem-feito. Afinal, elas abrangem praticamente todos os produtos do mercado.
Isso, atrelado ao nosso sistema de compras em rede e relações de longo prazo, fazem com que os preços encontrados pela SHS Health Tech estejam sempre entre os mais competitivos.
Vamos juntos?
Contato
Deseja saber mais sobre nossas vantagens e como trabalhamos? Por favor, entre em contato.