Se você acompanha nosso blog com alguma constância sabe que relações duradouras e saudáveis entre compradores e fornecedores têm como base uma série de fatores que transcendem o preço. No entanto, claro, este é sim um quesito fundamental, especialmente em épocas de crise como a que vivemos.
A questão não é optar sempre pelo mais barato, mas sim balizar-se pelo mais justo. Para isso, no mercado da saúde, uma das ferramentas ainda bastante utilizadas para nortear os preços é a famosa Tabela Simpro, publicada em versões online e impressa pela revista de mesmo nome e atualizada bimestralmente.
Nela, é possível conferir o código e o preço de praticamente todos os materiais, medicamentos e procedimentos utilizados pelo setor da saúde. Por isso, a rede da SHS Health Tech está sempre de olho na Tabela e em outras referências de precificação ao efetuar nossas negociações.
Tudo para que o melhor seja oferecido aos nossos clientes.
Abrangência
A Tabela Simpro não é mais a referência absoluta de preços em saúde como já foi no passado.
Isso porque alguns fabricantes deixaram de enviar para a revista a listagem dos seus produtos. Além disso, ao efetuar o repasse aos hospitais, a maioria das operadoras tem adotado a chamada diária global (com valor fechado por leito) ou a conta aberta (o valor da nota fiscal, somado a uma porcentagem acordada entre o convênio e a instituição).
Dessa maneira, é preciso que os hospitais se mantenham atentos para não se submeterem a preços exorbitantes. Contra isso, a Tabela Simpro ainda segue como base de referência e forte aliada para orientar o setor comercial.
Funções da Simpro
Por isso, sugerimos que as instituições de saúde tenham dois cuidados com o uso da Tabela Simpro.
O primeiro é o de sempre recorrer a ela nas negociações, tanto na aquisição de suprimentos, quanto no recebimento junto às operadoras de saúde, mesmo que os acertos não sejam feitos utilizando os preços fixados na Tabela.
Ainda assim, certamente eles ajudarão o hospital a saber se determinado valor está dentro de uma faixa aceitável. Além disso, há segmentos como o de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) que ainda se mantêm fortemente baseados nos preços da Simpro.
Segundo ponto: para as negociações que adotam a Tabela Simpro, é importante que as instituições hospitalares mantenham a organização e a padronização dos produtos e procedimentos a serem faturados de acordo com as orientações da publicação.
Assim, além do preço estar atualizado, é preciso que o código do material ou do procedimento esteja correto: o chamado TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar), também utilizado pela Simpro.
Soluções
Acompanhar de perto as mudanças da Tabela Simpro é uma de nossas obrigações constantes aqui na SHS Health Tech.
Além da necessidade de ficarmos por dentro dos preços de materiais, medicamentos e procedimentos, ela também nos ajuda a padronizar a listagem dos suprimentos de cada um dos nossos clientes, aquilo que tecnicamente chamamos de saneamento de descrição de produtos.
Dessa maneira, um hospital evita ter um mesmo material descrito de duas ou mais formas diferentes, por exemplo. O nome certo, com o código correto, irá economizar muito trabalho.
Por isso, conte conosco para garantir preço justo, economia e parcerias de longo prazo.
Contato
Quer integrar a rede da SHS Health Tech? Será um prazer recebê-lo, entre em contato.